terça-feira, 27 de abril de 2010

O Bom Velhinho!

Fachada do Pacaembú às quintas-feiras de manhã.


O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho completa hoje 70 anos! É um velhinho até que conservado, dentro das suas limitações. Mas uma coisa que se fez por lá há 2 anos (em 2008) e que foi um belo de um golaço foi a criação do Museu do Futebol (http://www.museudofutebol.org.br/). Como não tenho pretensão e nem condição de fazer uma cobertura digna de aniversariante ilustre, vou homenageá-lo lembrando da minha visita ao museu junto de um primo, em agosto de 2009.


Gramado que já foi inaugurado com grandes times (rodada dupla): Palmeiras x Coritiba / Corinthians x Atlético Mineiro

Quando pensei em conhecer o espaço não tinha a mínima idéia do que iria encontrar, a surpresa foi enorme! A começar pelo acervo riquíssimo com peças e fotos que falam por si. Mas o mais surpreendente foi a inteligência com que usaram a interatividade e a tecnologia à favor da história. Alguns exemplos são as gravações (áudio e vídeo) de nomes como José Trajano, Juca Kfouri, entre tantos outros, relatando momentos marcantes do esporte. Outro exemplo? Áudios raríssimos de narrações de momentos em que quem não ia ao estádio, curtia de longe e construía o lance na memória através de narrações com muita emoção dos locutores de antigamente, nada comparável à frieza e apego à imagem da televisão que acontece hoje em dia.

Praça Charles Miller, em frente ao estádio. Ou seria o contrário?

Pra não encompridar muito a conversa, estive lá achando que em três horas conseguiria curtir tudo, más esse tempo só serviu para aguçar ainda mais a curiosidade e vontade de passar um dia todo embaixo das arquibancadas do Pacaembú, onde construíram o museu. Infelizmente tinha compromisso no período da tarde.

E o melhor? Fui numa quinta-feira, é de graça!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário