sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Consciência do tempo

A vantagem de chegar em um lugar totalmente novo é exatamente essa, tudo é novo! Não falo apenas de idioma, etnias e mão de trânsito invertida. Mas de arquitetura, de geografia, de história.
Logo na primeira semana, passei por alguns lugares bem interessantes. Antes de chegar na casa do meu primo passamos no Lancing College (http://www.lancingcollege.co.uk/), na cidade onde moro, um colégio de construções bem antigas e que chamam bastante a atenção. Já da estrada é possível ver a igreja (imponente) do colégio.



O interior dela corresponde exatamente à expectativa criada ao vê-la por fora. Ao entrar, é possível perder a noção do tempo: muito silêncio, nenhum movimento, nenhuma pessoa. O altar, os vitrais e as imagens tomam o seu tempo sem que você perceba.

Ta bom, tá torto. Mas não se apeguem a isso.

E quando acabo de olhar tudo, ao me virar para sair, meu primo me chama a atenção para a surpresa final. Um órgão de tubos e o vitral acima dele que são de cair o queixo. Foi para finalizar a visita em grande estilo! Pela primeira vez achei o fundo de uma igreja mais bonito que o altar.





Eu cheguei numa quarta-feira (03/11/2010), no domingo (07) continuamos o tour pela região, dessa vez rumo a Arundel, município que abriga um castelo que começou a ser construído no ano de 1068. O castelo de Arundel (http://www.arundelcastle.org/) é um dos diversos castelos distribuídos pela Inglaterra. Infelizmente não foi possível visitá-lo, ele só fica aberto à visitação por um período determinado. Os ingressos custam entre 7,50 libras - algo em torno de R$20 e 16 libras - uns R$ 44. Mas olha-lo de longe e o rolê pelo parque bem ao lado do castelo já valem.


Esses primeiros contatos com construções tão antigas tem sido muito interessante. Comparar, por exemplo, a idade de um castelo que está bem a sua frente com a do seu país e imaginar que aquela estrutura tem centenas de anos a mais, me levaram a ter consciência de como o Brasil é realmente novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário